Pandemia pode gerar aumento de câncer em estágio avançado

A Sociedade Brasileira de Patologia alerta para situação preocupante no Brasil.

PUBLICIDADE

A pandemia do coronavírus modificou a forma de mundo todo trabalhar. Muitos atendimentos ao cliente foram encerrados ou diminuídos no período de isolamento. Um dos prejudicados nesse período foi o atendimento médico. A diminuição nos exames de rotina e tratamentos de outras doenças pode ter como resultado alarmante um boom de casos de câncer em estágio avançado.

PUBLICIDADE

Diagnóstico tardio pode ser fatal

Um levantamento feito pela SBP (Sociedade Brasileira de Patologia), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, constatou que houve uma queda de 70% das cirurgias para retirada de câncer no Brasil em relação aos anos anteriores. Isso significa que cerca de 50 mil a 90 mil pessoas deixaram de receber o diagnóstico ou tratamento de câncer.

A médica Danielle Laperche, especializada em oncologia destacou que para uma pessoa acometida pela doença um dia a mais sem o diagnóstico pode ser fatal. Segundo ela, uma descoberta precoce amplia as possibilidades de tratamento e cura. A médica também orientou as pessoas que estão em tratamento, e frisou que elas devem seguir as orientações médicas e não abandonarem os remédios.

É importante fazer exames de rotina

A oncologista também ressaltou que essa diminuição de atendimento está resultando em um número de diagnósticos mais baixo, mas isso não significa que a doença tenha parado de agir. Por isso, quando a pandemia acabar, pode ser que muitas pessoas sejam diagnosticadas com câncer avançado, sem nem ao menos saber que tem o problema.

A indicação é que as pessoas não deixem de realizar exames de rotina e fiquem atentas a qualquer sinal fora do comum. Um diagnóstico precoce pode salvar vidas.

PUBLICIDADE