Danos causados pela explosão no Líbano podem ser vistos do espaço; imagem é perturbadora

As imagens foram captadas pelo radar do satélite Sentinel-1 do programa de observação da Terra Copernicus, da Agência Espacial Europeia (ESA).

PUBLICIDADE

Graças aos avanços tecnológicos, sobretudo na esfera aeroespacial, imagens de satélite são capazes de auxiliar na apuração de eventos que acontecem ao redor do planeta. Tal situação aconteceu após a tragédia que varreu a cidade de Beirute, capital do Líbano, após uma explosão ter atingido a zona portuária da cidade, provavelmente decorrente de uma grande quantidade de nitrato de amônio mantida em estoque.

PUBLICIDADE

Imagens captadas pelo radar do satélite Sentinel-1 do programa de observação da Terra Copernicus, da Agência Espacial Europeia (ESA), mostram a área central do porto de Beirute, tido como o epicentro da explosão.

O mapa de uma área de 4 km² da capital libanesa foi desenvolvido pela empresa italiana do setor aeroespacial Leonardo através da e-Geos, uma joint venture da Telespazio/Asi, e é fruto de um agrupamento de imagens tiradas em diferentes datas pelos equipamentos.

Este método é inovador e se destaca frente aos demais modelos, uma vez que a sobreposição das imagens permite uma consistência múltipla, tornando possível uma exibição muito mais clara dos danos decorrentes da explosão.

PUBLICIDADE

Pelas imagens é possível notar que não apenas a zona portuária de Beirute foi atingida pelo impacto. Um grande raio ao redor do epicentro sofreu danos consideráveis em virtude da forte ‘onda’ provocada pela mega explosão.

Ainda pelas imagens de satélite, observa-se com clareza que uma grande quantidade do solo acabou desmoronando após a explosão. Com isso, a água do mar invadiu algumas áreas que até então eram ocupadas por armazéns de estoque do porto de Beirute.