Tragédia em Beirute: sobe o número de mortos após explosão no Líbano

O governo acredita que a explosão tenha sido desencadeada por um material explosivo mantido em depósito na zona portuária de Beirute.

PUBLICIDADE

Novos dados do balanço relativo ao número de vítimas provocadas pela tragédia em Beirute foram divulgados pelo governo do Líbano. Mais de 73 pessoas morreram e ao menos 2.700 ficaram feridas. Duas explosões sacudiram o porto da capital, sendo a segunda delas a mais impactante. Relatos de testemunhas mostram que a onda de choque pode ter atingido a marca de 200 km de raio.

PUBLICIDADE

Pelas ruas de Beirute, o cenário é de destruição. Prédios, casas, lojas e demais construções sofreram danos consideráveis em suas estruturas. Quem caminha pela região enxerga muita poeira, vidros estilhaçados e pedaços de concreto cedidos dos prédios.

O governo do Líbano descarta a possibilidade de atentado terrorista, e acredita que a explosão tenha sido acidental. Um carregamento de explosivos confiscado há vários anos e mantido armazenado no porto de Beirute pode ter sido o causador da tragédia.

Enquanto as investigações prosseguem para tentar descobrir as causas oficiais do acidente, helicópteros do exército do Líbano trabalham no combate às chamas, e socorristas correm contra o tempo no resgate às vítimas.

Mais cedo, no início da tarde desta terça-feira (4) pelo horário de Brasília, uma fonte de médicos e agentes da segurança do Líbano informou a ocorrência de ao menos 10 mortos. Horas depois, já no fim da tarde, o número foi atualizado para 27 e, até o momento, sabe-se que o número ultrapassa a barreira dos 73 mortos. Por conta das incertezas e indefinições, o balanço desta tragédia que parou o mundo pode continuar aumentando ainda mais.

PUBLICIDADE