Número de mortos em explosão no Líbano salta de 10 para 27; feridos já somam 2.500

Informações iniciais vindas de fontes locais apontavam para dez o número de vítimas fatais em decorrência da explosão.

PUBLICIDADE

As autoridades do governo central do Líbano estimam, até o momento, que a explosão que atingiu a zona portuária de Beirute, a capital do país, tenha provocado a morte de pelo menos 27 pessoas. Outras 2.500 vítimas sofreram ferimentos dos mais diversos tipos. Os números são parciais e podem aumentar no decorrer das próximas horas. Nos primeiros minutos após o incidente, fontes locais falavam em ao menos 10 mortos.

PUBLICIDADE

Ruas interditadas

Com a onda de choque proveniente da explosão, muitas construções tiveram parte de suas estruturas cedidas. Automóveis também foram atingidos e muitos chegaram a ficar de cabeça para baixo. Com isso, o acesso das vítimas aos hospitais ficou difícil, tendo em vista o fato de diversas ruas terem ficado interditadas com os destroços. Vários acidentados foram forçados a caminharem a pé até as unidades de saúde em busca de socorro médico.

Testemunhas alegam que o tremor provocado pela explosão foi sentido a quilômetros de distância. É o caso de muitos moradores de Larnaca, cidade costeira do Chipre, localizada a pelo menos 200km do epicentro da explosão em Beirute.

Faltam certezas

Ainda não se sabe as causas da explosão. O mais provável é que tenha sido um acidente, estando a possibilidade de um atentado terrorista com pouca probabilidade de ter ocorrido. O chefe de segurança interna do Líbano, Abbas Ibrahim, destaca que o epicentro da explosão é um depósito de produtos altamente explosivos.

O porto de Beirute está localizado na região central da cidade. Vários prédios sofreram abalos em suas estruturas, incluindo paredes cedidas e vidros estilhaçados.

PUBLICIDADE