Após possível data para vacina contra Covid-19 ser divulgada, especialistas falam sobre desafios futuros

Em reportagem inédita do Domingo Espetacular, especialistas dão a estimativa para a aprovação da vacina.

PUBLICIDADE

Até o momento, a pandemia causada pelo coronavírus já contabiliza mais de 680.000 mil mortes por todo o mundo. Cientistas se organizam para buscar uma vacina que possa ser eficaz contra o vírus e inúmeros países já possuem vacinas em fases avançadas de testes.

PUBLICIDADE

De acordo com programa Domingo Espetacular do último domingo (2), já é possível estipular uma possível data para que a vacina contra a Covid-19 seja disponibilizada. Desde que a pandemia teve início, cientistas de todo mundo seguem trabalhando incessantemente na produção de uma vacina que possa gerar imunidade contra o novo coronavírus.

Especialistas garantem que a vacina contra a Covid-19 será produzida em tempo recorde. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), até o momento, existem cerca de 163 projetos em desenvolvimento. O governo da Rússia afirmou que, no início deste mês de agosto, já terá uma vacina aprovada para produção; e espera distribuir cerca de 200 milhões de doses até o fim deste ano.

Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, os testes da vacina contra o novo coronavírus no Brasil também estão em fase avançada de produção e possuem excelentes perspectivas. Na China, a produção da vacina está em fase final de andamento e, comprovada a sua eficácia, as doses poderão chegar ao Brasil ainda este ano.

Especialistas chamam a atenção para as dificuldades a serem enfrentadas, mesmo após aprovação de uma vacina. As dificuldades relacionam-se com a produção, pois as doses deverão ser produzidas em larga escala. Os insumos necessários também poderão faltar em alguns países, principalmente aqueles que dependem do mercado chinês.

PUBLICIDADE

Outro problema que pode ser enfrentado é a ordem de imunização, o acesso igualitário às doses deverá ser respeitado. O professor do Instituto de Química Unicamp, Luiz Carlos Dias, afirma que o Brasil terá a vacina até a segunda metade de 2021 e que, até lá, a população deve seguir com as recomendações dos especialistas acerca do isolamento social.