Idosa de 103 anos se cura do coronavírus, após receber videochamada; família achou que seria a ‘despedida’

Dona Ada Adelia ficou internada por 43 dias, e teve uma crucial melhora em seu quadro de saúde após receber a videochamada dos familiares.

PUBLICIDADE

Dona Ada Adelia Giovine Manrubia, de 103 anos, é um exemplo de motivação para o enfrentamento da crise instaurada pela atual pandemia. Após ficar internada por 43 dias, a idosa conseguiu se curar da Covid-19, síndrome respiratória aguda provocada pelo novo coronavírus, cuja taxa de mortalidade é maior em pessoas idosas.

PUBLICIDADE

Cura após chamada de vídeo

A família afirma com convicção que a cura da idosa se deu após uma chamada de vídeo. José Ricardo Manrubia, de 71 anos, filho de dona Ada, conta que os parentes mais próximos estavam se preparando para uma eventual despedida da idosa, tendo em vista os longos e dolorosos dias de internação, bem como o noticiário nada favorável quando se fala sobre a doença em idosas.

Por felicidade do destino, os familiares estavam errados. A chamada telefônica por vídeo não foi uma despedida, mas uma dose de combustível necessária para que dona Ada pudesse se recuperar.

“Foi impressionante, quando ela ouviu a nossa voz, ela se recuperou. A gente viu ela acenando”, recorda José Ricardo. De acordo com o familiar de Dona Ada Adelia, a idosa iniciará a partir de agora tratamentos de fonoaudiologia e fisioterapia, tendo em vista os vários dias em que esteve sob internação.

PUBLICIDADE

Agora livre da Covid-19, ela ainda segue no hospital, de onde deverá receber alta até o próximo fim de semana, podendo retornar para o carinho e conforto de seu lar. Além de José Ricardo, Ada Adelia tem outros dois filhos. No total, são oito netos e sete bisnetos. A idosa mora sozinha no Guarujá, litoral de São Paulo.