Esse rapaz conseguiu reverter demência da mãe com uma dieta especial

Mark Hatzer reverteu o quadro de Alzheimer da mãe, Sylvia, que já nem reconhecia o próprio filho.

PUBLICIDADE

Em 2016, o homem recebeu a notícia de que a mãe era portadora do mal de Alzheimer, um tipo de demência que causa falhas na memória e que evolui com o passar do tempo. Rapidamente após receberem o diagnóstico, Sylvia já nem o reconhecia e tinha outros graves problemas decorrentes da doença.

PUBLICIDADE

Como tinha noção sobre os poderes medicinais de alguns alimentos, resolveu apostar em alguns para ajudar na saúde mental da mãe, considerando que a alimentação à base de produtos naturais não faria mal, nem poderia agravar a doença.

A dieta proporcionou excelentes resultados, inclusive tornando possível que ela voltasse a reconhecer o filho. Com alguns alimentos que podem ativar certas partes do cérebro, Mark conseguiu reverter algumas consequências, mesmo que a doença ainda não tenha cura.

A alimentação que ele preparava para Sylvia era baseada em frutas vermelhas ou roxas. Esses alimentos possuem essa coloração por serem ricos em flavonoides, substâncias com propriedade anti-inflamatória e antioxidante. Os pratos incluíam morangos, cerejas e mirtilos, estes últimos considerados poderosos para ativar partes específicas do cérebro, responsáveis pelas memórias de longo prazo.

Vegetais verdes também eram oferecidos, pois, são ricos em substâncias antioxidantes. Espinafre e couve estavam sempre presentes na alimentação da senhora. A Sociedade do Alzheimer da Inglaterra é dedicada ao estudo da doença e afirma que os antioxidantes podem proteger as células cerebrais contra os danos da doença degenerativa.

PUBLICIDADE

Outros alimentos considerados “amigos do cérebro” também foram utilizados no processo, como batata-doce, rica em betacaroteno, ou cenoura. Já os alimentos não naturais foram reduzidos ou eliminados. Pães, biscoitos, refrigerantes e frituras não estavam presentes no dia-a-dia de Sylvia.