Estudo aponta possível origem do coronavírus e faz alerta sobre pandemia

Silencioso e letal, coronavírus já vitimou milhares de pessoas em escala global.

PUBLICIDADE

Enquanto alguns cientistas mergulham em pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus, outros pesquisadores se dedicam a descobrir um pouco mais sobre o potencial desconhecido do vírus que já vitimou mais de 650 mil pessoas no mundo. Em estudo publicado na revista Nature Microbiology, cientistas internacionais indicaram que a possível linhagem causadora da Covid-19 está em morcegos há algumas décadas.

PUBLICIDADE

O grupo de especialista conta com cientistas dos Estados Unidos, Bélgica, Reino Unido e China. No levantamento, eles estão tentando recriar a “árvore genealógica” do vírus.

Alerta

Os cientistas destacaram que podem ter existido outras linhagens de coronavírus com características suficientes para infectar humanos. Sem contar que os vírus possuem uma grande facilidade de trocar de material genético, por isso, segundo eles, “será difícil identificar um com potencial para causar grandes problemas aos humanos antes que os surtos surjam”, afirmam os autores. 

Diante disso, os cientistas enfatizaram a importância de ser criado uma rede de vigilância para que seja acompanhado o avanço de doenças que podem ser causadas pela Covid-19.

O estudo ainda aponta que o novo coronavírus pode ter sido transmitido de morcegos para humanos de forma direta, mas também não descartam que os pangolins – mamíferos que vivem na África e Ásia, tenham agido como hospedeiro intermediário.

PUBLICIDADE


“As evidências atuais são consistentes com o vírus ter evoluído em morcegos, dando origem a variantes capazes de se replicar no trato respiratório superior de humanos e pangolins”
, cita trecho do artigo.

Outros estudos indicam que, de forma, surpreendente, o novo coronavírus não precisou de adaptação para agir no organismo de humanos.

Em ritmo crescente em alguns países, a pandemia do coronavírus já infectou mais de 17 milhões de pessoas no mundo.