Rússia anuncia vacina contra a Covid-19 em duas semanas; cientistas se tornaram voluntários

O mundo inteiro aguarda por uma vacina que seja capaz de oferecer imunidade contra o coronavírus.

PUBLICIDADE

Segundo a CNN, até o dia 10 de agosto a Rússia estará com a vacina contra a Covid-19 já aprovada. Pelo menos é o que teriam afirmado algumas fontes em Moscou. A notícia surpreendeu a muitos, já que o medicamento que teria o poder de oferecer imunidade contra o coronavírus tem previsão de chegar ao mercado só no final deste ano.

PUBLICIDADE

Ainda segundo a CNN, os próprios cientistas estavam sendo voluntários e testando a vacina para ver se o medicamento tem eficácia contra a doença e quais seriam os efeitos colaterais. Alexander Ginsburg, que é diretor desse projeto, disse que chegou a injetar a vacina nele mesmo.

O Instituto Gameleya, com base em Moscou, seria o responsável pela criação desta vacina contra o coronavírus. Segundo as autoridades, a Rússia poderá produzir, até o fim desse ano, cerca de 200 milhões de doses, sendo que, deste total, 30 milhões serão exclusivamente para o país.

Kirill Dmitriev, que é chefe do fundo soberano russo, responsável pelo financiamento do projeto, disse que “esse é um momento Sputnik”, se referindo ao primeiro satélite da história da humanidade, que foi criado pela União Soviética na década de 50.

Ele ainda comentou que os norte-americanos ficaram surpresos com o Sputnik e que isto está acontecendo agora novamente, pois a Rússia seria a primeira a disponibilizar a vacina que o mundo tanto anseia.

PUBLICIDADE

Para a humanidade, o primeiro a lançar a vacina não fará muita diferença, pois o importante agora é encontrar uma forma de oferecer proteção a todos contra a Covid-19.