Secretário do Ministério da Saúde dá informação animadora sobre vacina contra a Covid-19

Três imunizantes já foram liberados para a fase de testagem em solo nacional.

PUBLICIDADE

A pandemia segue computando índices expressivos no Brasil e em vários países do mundo. Neste paralelo de calamidade do sistema de saúde, cientistas e pesquisadores trabalham pesado no desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) há mais de 200 imunizantes cadastrados na corrida por vacina eficaz contra a doença, uma pequena parcela delas inclusive já está em fase de testagem em humanos.

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira (28), o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, revelou que o governo já encomendou 100 milhões de doses da vacina de Oxford contra a Covid-19. O imunizante desenvolvido pela Universidade do Oxford, do Reino Unido, já está na fase 3 de testes.

Caso a eficácia e segurança do imunizante seja comprovada, o primeiro lote – que conta com 15 milhões de vacinas – chegará em dezembro deste ano. 

“Nessa encomenda está previsto o primeiro lote, para chegar em dezembro, e o segundo lote em janeiro. Muito em breve, se tudo der certo, nós teremos a vacina em dezembro com a ajuda de Deus e o esforço e trabalho de toda a comunidade científica”, afirmou Medeiros em entrevista à CNN Brasil.

Cronograma

Segundo o secretário, serão distribuídas 15 milhões de doses em dezembro, outras 15 milhões em janeiro e outras 70 milhões devem chegar ao país em lotes sequenciais a partir do mês de março. Ele ainda enfatizou o fato que o Brasil tem vantagem de produzir a vacina em solo nacional, através da fábrica Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz.

PUBLICIDADE

No último balanço divulgado, o Brasil já acumulava mais de 88 mil óbitos em decorrência da doença e 2,45 milhões de casos confirmados – com 1,67 milhão de recuperados.