Novo vírus com potencial pandêmico é descoberto no Paraná e especialista afirma: ‘Brasil precisa estar alerta’

A chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz falou sobre a descoberta do vírus.

PUBLICIDADE

O mundo atravessa uma grave pandemia com o coronavírus, mas esse não é o único vírus que o Brasil precisa se preocupar ultimamente. Isso porque cientistas no Paraná estão buscando detectar em amostras de pacientes de outros estados uma variante do vírus influenza H1N2.  

PUBLICIDADE

Esse tipo de gripe é transmitida através de porcos para os humanos e foi descoberta pela primeira vez no mundo em uma mulher de 22 anos, que felizmente conseguiu se recuperar. O objetivo dos profissionais é estudar a capacidade de transmissão do vírus e manter a vigilância, explicou Marilda Siqueira, virologista do IOF/Fiocruz. Ela foi responsável por identificar o novo vírus.

O vírus do tipo A H1N2 que foi identificado no Paraná é diferente dos demais que já foram descobertos no mundo, ou seja, é uma variante da variante. De acordo com a especialista, ele é genomicamente diferente dos demais. Contudo, os profissionais ainda não sabem o que isso pode significar, se pode oferecer mais, ou menos risco. Por esse motivo, os especialistas estão procurando outros possíveis casos.

Ao ser questionada sobre o potencial pandêmico do vírus a médica disse que eles são bastante contagiosos. No entanto, sempre que um novo aparece é motivo de preocupação, já que a população não possui imunidade contra ele. A variante que foi descoberta provocou um caso de gripe leve em uma jovem funcionária de um matadouro. Ela ficou doente no mês de abril, mas conseguiu se recuperar totalmente.

O vírus encontrado, o influenza A H1N2, tem potencial pandêmico, porém não quer dizer que realmente vai causar uma pandemia. No momento, o ideal é que as autoridades mantenham uma vigilância intensiva e contante, pois é claro o quanto os vírus respiratórios podem ser devastadores e necessitam ser detectados e contidos no começo para evitar o caos de uma pandemia.

PUBLICIDADE