Presidente Jair Bolsonaro é denunciado por genocídio e crime contra a humanidade

Bolsonaro foi acusado de não proteger a população brasileira e ainda colocar muitos em risco.

PUBLICIDADE

Jair Bolsonaro foi denunciado no Tribunal Penal Internacional, que tem a sede em Haia, por crimes contra a humanidade e também por genocídio. A iniciativa foi protocolada hoje e vem sendo liderada por uma coalizão que é representante de um milhão de trabalhadores da área de saúde no Brasil, contando com o apoio de várias entidades internacionais.

PUBLICIDADE

A Rede Sindical Brasileira UNISaúde, acusou Bolsonaro de ‘falhas graves e mortais’, por causa da forma como ele vem agindo frente à pandemia da Covid-19 que segue assolando o Brasil.

A coalizão acredita que o presidente brasileiro cometeu crime contra a humanidade, uma vez que adotou ‘ações negligentes e irresponsáveis’, que vieram a contribuir para que mais de 80 mil pessoas morressem em decorrência do coronavírus.

Vale lembrar que Jair Bolsonaro foi alvo de outra denúncia nesse mesmo tribunal, mas por causa da situação dos indígenas, sendo que a acusação era porque havia risco de genocídio.

Agora a denúncia é uma ação dos trabalhadores da saúde perante a Corte Internacional, considerando que ele tinha responsabilidade em oferecer proteção não só à população brasileira, como também aos profissionais de saúde, de modo especial os que atuam na linha de frente.

PUBLICIDADE

Como o tribunal recebe centenas de denúncias todos os anos, cada uma delas pode demorar até meses até que queixa seja ou não aceita. Se a denúncia contra o presidente brasileiro for recebida pelo tribunal internacional, então a corte abrirá uma investigação formal.

Entidades que apoiaram esta denúncia contra Bolsonaro ressaltaram que ele promove aglomeração com seus apoiadores, aproxima-se deles sem usar máscara e ainda faz propaganda para a hidroxicloroquina, que comprovadamente não tem nenhuma eficácia contra a Covid-19.