Barragens em Minas Gerais poderão inundar escolas; alunos e professores correm grande risco

Funcionários de uma instituição de ensino alegam que ninguém foi informado de nada.

PUBLICIDADE

Alunos da Escola Estadual Deniz Vale, em Nova Lima, Minas Gerais, retornarão às aulas sem imaginar que estão correndo grande risco, pois eles poderão ser atingidos por um rio de lama, caso uma barragem próxima venha a se romper.

PUBLICIDADE

Essa barragem tem a altura e volume similares à que causou a tragédia em Brumadinho e a lama levaria apenas 30 minutos para atingir a escola. Os professores e os alunos não receberam nenhum treinamento, por isso não têm ideia do que deveriam fazer em uma emergência.

Zeca Ribeiro, que é professor de história nesta escola, conversou com o portal UOL e confirmou que por lá ninguém ‘nunca recebeu essa informação’. Um funcionário da instituição de ensino disse que a Defesa Civil já fez uma rápida visita ao local, porém não disseram nada e nem apresentaram documentos informando sobre os riscos.

O rompimento da barragem de Brumadinho está completando um ano e meio, enquanto muitas outras pessoas continuam correndo risco pelo mesmo problema.

O pior é que os alunos e funcionários desta escola em Nova Lima não são os únicos que estão correndo perigo e nem foram alertados. Há pelo menos outras nove escolas que estão no caminho do mar de lama, caso haja o rompimento de uma barragem.

PUBLICIDADE

Essas instituições de ensino estão dentro da ZAS, que é a Zona de Autossalvamento das barragens pertencentes à Vale no estado de Minas Gerais. São regiões que acabariam sendo destruídas pelos rejeitos em apenas meia hora, ou seja, a Defesa Civil nem teria tempo de retirar as pessoas e muitas mortes são dadas como certas, no caso de um rompimento.