Coronavírus é muito mais esperto do que se imagina, ele pode até se camuflar nas células

Uma vez dentro do corpo humano, o vírus encontra formas de ‘despistar’ o sistema imunológico para não ser expulso.

Nesta última sexta-feira (24), um estudo publicado no periódico científico Nature Communications, mostra que o coronavírus consegue encontrar formas de se disfarçar uma vez que entra no corpo humano.

O estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Texas em San Antonio, mostrou que o vírus é como um ladrão esperto, pois consegue entrar nas células das pessoas quase que sem ser notado.

A estrutura de uma enzima conhecida por nsp16 foi analisada pelos cientistas. Essa enzima é produzida pelo vírus e depois é utilizada para alterar seu limite de RNA mensageiro, é como se fosse uma camuflagem para enganar as células.

Yogesh Gupta, autor desse estudo, explicou: “Por causa das modificações, que enganam a célula, em vez de um corpo estranho, o RNA mensageiro viral passa a ser considerado parte do código da célula“.

Agora a equipe está trabalhando duro para tentar decifrar a estrutura 3D do nps16, pois existe a esperança de que novas descobertas poderão garantir a criação de um medicamento capaz de combater de forma eficaz a Covid-19 e também outras infecções decorrentes do coronavírus.

Um teste já realizado conseguiu inibir o nsp16 de produzir as alterações necessárias para se camuflar no organismo da pessoa e com isso o sistema imunológico foi capaz de realizar um ataque para expulsar o invasor.

Robert Hromas, co-autor desse estudo, disse que a equipe conseguiu encontrar um caminho que poderia ser capaz de inibir essa enzima que esconde o vírus e isto já é um avanço para que o coronavírus seja melhor compreendido e assim atacado de forma eficaz.