Homem ou mulher? Pesquisa mostra quem está trabalhando mais em casa nesta pandemia

Com o confinamento, por causa do coronavírus, os casais precisaram dividir as tarefas domésticas.

PUBLICIDADE

A Febraban – Federação Brasileira dos Bancos, divulgou uma pesquisa esta semana mostrando que a desigualdade em relação à divisão das tarefas em casa continua em meio a esta pandemia.

PUBLICIDADE

Se antes, muitos homens davam a desculpa de que trabalhavam fora, agora que estão dentro de casa precisam ajudar as esposas nos afazeres domésticos, mas isto nem sempre acontece.

De acordo com a pesquisa da Febraban, 49% dos entrevistados revelaram que, nesta pandemia do coronavírus, aumentou o trabalho doméstico e isto reflete mais nas famílias com ensino superior.

Uma revelação que vale destaque nesta pesquisa é que as tarefas domésticas não são divididas igualmente, sendo que as mulheres estariam trabalhando bem mais. A maioria dos serviços em casa continua sendo feito  por elas e apenas uma pequena porcentagem dos entrevistados disse que tudo é dividido igualmente.

Quando se trata do preparo das refeições, mais uma vez o mais pesado ficou com as mulheres, a grande maioria confirmou que elas são quem vão para a cozinha e ficam responsáveis por tudo.

PUBLICIDADE

E a desigualdade não para por aí, pois quando a pesquisa questionou a respeito do acompanhamento escolar dos filhos, foi revelado que 71% das mulheres é que dedicam boa parte do seu tempo para acompanhar a garotada e ajudar nas tarefas, já que agora o estudo é pela internet.

Apesar da pandemia avançar por várias cidades, muitos prefeitos e governadores já estão retomando a economia e com isto a rotina das famílias vai voltando ao ‘normal’, uma vez que agora é preciso tomar bem mais cuidado quando sai de casa.