Barata gigante encontrada no mar assombra o mundo por causa do tamanho

Bathynomus raksasa foi encontrada no fundo do mar da Indonésia e chama a atenção.

PUBLICIDADE

O ano de 2020 não está sendo fácil para ninguém. Depois da pandemia do novo coronavírus e das nuvens de gafanhotos, uma nova notícia vinda da Indonésia está chamando a atenção de todo o mundo. Cientistas do país descobriram uma “barata gigante” que vive no fundo do mar.

PUBLICIDADE

O crustáceo pertence ao gênero Bathynomus. O isópode gigante (criaturas com corpos grandes, duros e achatados) vive em águas profundas e o seu tamanho chama a atenção. O bicho está sendo chamado de barata gigante devido a semelhança com o bichinho repugnante que causa medo em tanta gente nas grandes cidades.

A Bathynomus raksasa (gigante na língua indonésia) foi encontrada no Estreito de Sunda, em profundidades que variam de 957 metros a 1.259 metros no Oceano Índico. As “baratas gigantes” medem cerca de 30 centímetros, em média, mas algumas delas podem chegar a meio metro.
Estes animais tem olhos grandes e antenas longas, o que o permite navegar na escuridão da profundidade onde se encontra.

Por que esta ‘barata’ é tão grande
?

O Museu de História Natural de Londres, na Inglaterra, aponta teorias diversas para explicar porque estes isópodes que vivem no fundo do mar são grandes. Uma delas é de que os predadores são escassos no fundo do mar, o que permite a estes bichos crescerem mais.

PUBLICIDADE

Outra teoria aponta que os animais precisam carregar mais oxigênio, por isso são maiores. Outro fator é que a Bathynomus tem menos carne do que outros crustáceos, o que a torna menos alvo de predadores famintos. As imagens do animal causam espanto em quem tem medo de baratas.