Quatro alimentos que não se deve tomar nunca no café da manhã

Especialista fala sobre a importância do café da manhã em uma dieta equilibrada e saudável.

PUBLICIDADE

Para muitos médicos e especialistas, o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Esse deveria ser um momento em que as pessoas fazem as escolhas mais acertadas, dando de primeiro alimento do dia aquilo que o corpo mais está precisando. Porém, parece que são muitos os erros que as pessoas cometem logo pela manhã, como explica a professora da Polônia, Karolina Miskiewicz, em seu blog. 

PUBLICIDADE

Professora alerta sobre erros no café da manhã

Em um dos destaques mais relevantes de sua matéria, Karolina Miskiewicz fala precisamente sobre a importância do café da manhã. Em um momento em que muitas pessoas falam na dieta do “jejum intermitente”, que consiste em ficar muitas horas sem comer, a professora rejeita que essa dieta possa resultar e que faça bem para a saúde de quem a prática. 

Então, na opinião da polaca Karolina Miskiewicz, ficando demasiadas horas sem comer, o organismo vai absorver todas as calorias que o corpo der para ele. “O café da manhã ajuda mantendo os níveis de insulina estáveis e, ao mesmo tempo, reduz o risco de diabete e obesidade. Adicionalmente, dá energia para o resto do dia, melhorando a função cognitiva e o bem-estar”, explicou a professora polaca. 

Porém, ela aproveita ainda para explicar quais os alimentos mais importantes para serem consumidos logo pela manhã e aqueles que devem ser evitados. Tem pessoas que preferem carboidratos pela manhã, outros mais proteína ou gorduras. Porém, na opinião de Karolina Miskiewicz, o ideal seriam alimentom com proteína magra e fibra, fazendo com que a pessoa fique mais saciada por mais horas. 

Quatro alimentos dispensáveis

Nesse sentido, a professora polaca revela quatro alimentos que as pessoas não deveriam comer jamais no café da manhã. Então, o pão é um dos alimentos a evitar nessa primeira refeição do dia. Bagels ou pão branco são ricos em açúcar e glúten. Ou seja, não são saudáveis, mas também não saciam a fome por muito tempo, porque têm poucos nutrientes bons. 

PUBLICIDADE

Depois, situação parecida para aquelas barrinhas com cereal, que na sua maioria apenas têm açúcares e outros químicos que acrescentam poucas coisas boas para o organismo. 

Também o iogurte é muito comum no café da manhã, mas não é tão saudável assim. Pelo menos, a maioria deles, que têm açúcares, químicos e calorias em excesso. Diferente são aqueles com mais proteína ou probióticos, esses sim, podem ajudar em uma boa alimentação. Tal como o iogurte, também o milk shake é apreciado pela manhã. Porém, os que são comprados são muito artificiais e pouco saudáveis, ricos em açúcar e pobres em nutrientes. Porém, um batido preparado em casa, com leite, frutas e sementes pode ser uma opção excelente.