Cloroquina funciona? Bolsonaro testa positivo para Covid-19 pela 3ª vez e acende debate

Presidente realizou mais um teste para a Covid-19 e resultado foi novamente positivo.

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) testou positivo para a Covid-19, doença causada pelo coronavírus, pela terceira vez. O anúncio do novo resultado foi feito nesta quarta-feira (22). Bolsonaro foi diagnosticado com Covid-19, após teste inicial realizado no dia 7 de julho.

PUBLICIDADE

Desde então, ele havia feito um novo teste na semana passada. Bolsonaro tem tomado a hidroxicloroquina desde quando soube que estava com Covid-19. O presidente da República é um grande defensor do uso do medicamento para pacientes com a Covid-19.

Após o terceiro teste positivo de Bolsonaro, um debate foi iniciado nas redes sociais, com muitos internautas opinando sobre o assunto. Muitos deles questionaram a suposta eficácia do medicamento alardeada por Bolsonaro, que afirmou estar se sentindo bem depois de tomá-lo.

SBI e AMB divergem sobre hidroxocloroquina

Oficialmente, não há remédio que cure a Covid-19. Nos últimos dias, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgou parecer em que defendia a suspensão do uso da hidroxicloroquina no tratamento aos pacientes com a doença causada pelo novo coronavírus.

PUBLICIDADE

“Baseados nas evidências atuais que avaliaram a utilização da hidroxicloroquina para a terapêutica da COVID-19, a Sociedade Brasileira de Imunologia conclui que ainda é precoce a recomendação de uso deste medicamento na COVID-19”, afirmou em nota publicada em seu site.

A Associação Médica Brasileira (AMB), baseando-se na Declaração de Helsinque, redigida pela Associação Médica Mundial, em 1964, defende a autonomia do médico na prescrição do medicamento. A declaração diz que quando não há intervenção comprovada que cure um paciente, o médico, com a anuência do paciente ou representante legal, usar intervenção não comprovada.