Coronavírus pode provocar seis tipos de Covid-19, que têm sintomas diferentes

Covid-19 continua fazendo milhares de vítimas diariamente, em uma pandemia longe de ser controlada.

PUBLICIDADE

Os especialistas estão descobrindo cada vez mais sobre o novo coronavírus, o SARS-CoV-2.  Agora, de acordo com o jornal The Sun, novas pesquisas mostram que existem seis tipos diferentes de Covid-19, com sintomas também diferentes. Esse conhecimentos pode ajudar no combate e tratamento da doença, acreditam os especialistas.

PUBLICIDADE

Covid-19 semelhante à gripe, mas sem febre 

O primeiro tipo de Covid-19 seria mais parecido com a gripe comum. Portanto, o principal sintoma seria, a exemplo de quase todos, a dor de cabeça. Aliás, uma pesquisa recente provou que 62% das pessoas infetadas manifestam dor de cabeça como principal sintoma. Além disso, tem ainda dores no corpo, na garganta e no peito, tosse e perda de olfato. Porém, não apresentam febre. 

Semelhante à gripe, mas também com febre 

Os sintomas são semelhantes ao anterior, ou seja, é como uma gripe, mas também com febre. Portanto, esse tipo de Covid-19 se manifesta com dor de cabeça, dor de garganta, tosse, perda de olfato e de apetite, além da febre. 

Gastrointestinal 

O grupo três tem, como quase todos os outros, esses sintomas mais comuns de dor de cabeça, perda de olfato e de apetite, garganta inflamada e dor no peito. A diferença maior é mesmo não ter tosse, e ter, sim, diarreia e vômitos. Ou seja, afeta mais o sistema digestivo.  

Nível 1 severo, fadiga 

Esse grupo de infetados tem sintomas como a dor de cabeça, perda de olfato, tosse, febre, rouquidão, dor no peito e, de diferente, é acrescentado a fadiga e um cansaço muscular, também comum em algumas gripes.

PUBLICIDADE

Nível 2 severo, confusão mental 

Esse é um dos grupos mais difíceis, em que pode acontecer confusão mental e alucinações. Algumas pessoas estão manifestando esses sintomas e tem quem se queixe de esquecimento, mesmo depois de recuperado da doença. Para lá desse problema mental, tem ainda os outros sintomas mais comuns na Covid-19, que são dores de cabeça, perda de olfato e de apetite, tosse, dor de garganta, perda de voz, dor do peito e cansaço.  

Nível 3 severo, sintomas abdominais e respiratórios 

Finalmente, o sexto tipo de Covid, que engloba quase todos os sintomas possíveis. Os pacientes sentem dores de cabeça, perda de olfato e de apetite, tosse, febre, rouquidão, dor no peito, fadiga, confusão mental, dores musculares, falta de ar, diarreia e dores abdominais.