Cachorro é diagnosticado com Covid-19 e acaba sacrificado; animais podem transmitir o coronavírus aos humanos?

Este é o primeiro caso de animal diagnosticado com o agente infeccioso no estado da Carolina do Sul, Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Uma novidade para o mundo da ciência com relação ao novo coronavírus causa preocupação em especialistas. Nos Estados Unidos, mais precisamente no estado da Carolina do Sul, um cachorro foi diagnosticado com a síndrome respiratória aguda da Covid-19, provocada pelo agente infeccioso. O animal precisou ser sacrificado, sendo enterrado de acordo com os protocolos de segurança sanitários feitos em humanos.

PUBLICIDADE

Cão morre com coronavírus 

As informações a respeito do diagnóstico positivo do cão pelo coronavírus foram auferidas pelos funcionários da Universidade Clemson, compartilhadas pelo portal iG. A descoberta da infecção se deu após uma visita particular ao veterinário. O dono do animal, diagnosticado com a Covid-19, é possivelmente o transmissor do vírus.

Trata-se de um pastor mestiço, com idade aproximada entre 8 ou 9 anos. Segundo informou Boyd Parr, diretor da Clemson Livestock Poultry Health, o dono tomou o cuidado de submetê-lo a uma testagem após ele próprio ter contraído o vírus. 

Eutanásia 

Os exames clínicos constataram que o animal tinha condições crônicas de saúde, o que levou até a decisão pela eutanásia. Diante do incidente, o primeiro registrado na Carolina do Sul – envolvendo a contaminação de animais pelo coronavírus -, o diretor prossegue em tom de preocupação.


“Mas com base no conhecimento atual, continua a não haver evidências de que os animais de estimação tenham um papel significativo na disseminação do SARS-CoV-2 para as pessoas”
, disse Parr.

PUBLICIDADE

O médico salienta que se tornam cada vez mais cauteloso estender o distanciamento social também aos animais domésticos. Ainda não existem estudos conclusivos que apontem a capacidade de animais transmitirem o coronavírus para seres humanos.