Praga de gafanhotos está chegando no Rio Grande do Sul novamente

Brasil fica em estado de alerta e fenômeno de insetos pode ser explicado pela meteorologia.

PUBLICIDADE

No final do mês de junho, as autoridades do Paraguai, notificaram o aparecimento de uma infestação de gafanhotos. Esta ‘nuvem de gafanhotos’ se formou na Argentina, passou pelo Paraguai e chegou no sul do Brasil fazendo muitos estragos.

PUBLICIDADE

Segundo especialistas do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Vegetal e de Sementes (Senave) no Paraguai, estes gafanhotos são de uma espécie conhecida como schistocerca cancellata. Estes insetos se caracterizam por sua multiplicação rápida e sua tendência natural de migrar em grande quantidade de um lugar a outro. 

Retorno da nuvem de gafanhotos?

Nesta sexta-feira(17), uma nova nuvem de gafanhotos apareceu entrando no Brasil,em direção ao Rio Grande do Sul. Segundo Henrique Luis Roessler, representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ibama, e da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura,  o Rio Grande do Sul entrou em estado de alerta. 

Fenômeno de insetos pode ser explicado pela meteorologia

A nova explosão demográfica dos gafanhotos, assim chamada por pesquisadores, se formou na fronteira do Brasil, Uruguai e Argentina. A passagem dela causa estragos, já que danifica e prejudica inúmeras plantações e pode causar perdas significativas no setor agropecuário.

De acordo com o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Ricardo Felicetti, a chegada desta ‘nuvem’ ao estado está prevista para a próxima quarta-feira (22).

PUBLICIDADE

Apesar de ser assustadora a grande quantidade de insetos, estes gafanhotos não representam danos diretos a saúde dos seres humanos.