Cloudflare deixa vários sites do mundo inteiro fora do ar; o que realmente aconteceu?

O CEO da empresa usou o seu perfil no Twitter para explicar o que aconteceu; o problema afetou sites no mundo inteiro.

PUBLICIDADE

Muitos sites e serviços importantes ficaram fora do ar no início da noite desta sexta-feira, 17 de julho. A queda, que afetou sites importantes no mundo inteiro, durou aproximadamente 25 minutos, mas demorou cerca de 1 hora para que tudo voltasse ao normal. 

PUBLICIDADE

O problema aconteceu no serviço DNS fornecido pelo Cloudflare. Matthew Prince, SEO da empresa, usou o seu perfil no Twitter para explicar o ocorrido. 


“Tivemos um problema que impactou algumas partes do Cloudflare rede. Parece que um roteador em Atlanta teve um erro que causou rotas ruins em nosso backbone. Isso resultou em tráfego incorreto para PoPs que se conectam ao nosso backbone. Isolamos o roteador de Atlanta e desligamos nossa espinha dorsal, roteando o tráfego entre os provedores de transporte público. Houve algum congestionamento que causou desempenho lento em alguns links à medida que o log alcançava. Tudo está restaurado agora e estamos investigando a causa raiz”,
explicou Matthew.

PUBLICIDADE

O que é DNS?

Um DNS, ou Sistema de Nomes de Domínio, é parte integrante da Web, conectando domínios a seus endereços IP.
Os provedores de Internet geralmente têm seus próprios, mas geralmente são ruins; portanto, existem alternativas como o Cloudflare. 

Internautas desconfiam de ataque em massa

Rumores de ataque circularam nas redes sociais, mas nada foi confirmado de que houve qualquer invasão maliciosa.