Pessoa com excesso de peso corre risco grave se for infectada pelo coronavírus, aponta estudo

Manter o peso se tornou ainda mais importante em meio a esta pandemia causada pela Covid-19.

PUBLICIDADE

Pesquisadores italianos realizaram um estudo e reforçaram que a obesidade é um fator de risco para aqueles pacientes que ficam em quadros graves de Covid-19. Eles acrescentaram ainda que qualquer grau de sobrepeso poderá ser extremamente prejudicial para todos aqueles que se tornarem vítimas do coronavírus.

PUBLICIDADE

O resultado deste estudo foi publicado nesta última quarta-feira (15), no Jornal Europeu de Endocrinologia e mostra que agora as pessoas têm um motivo a mais para cuidarem da saúde e tentarem manter o peso ideal.

Nesse estudo foram analisados 500 pacientes que se encontravam hospitalizados após serem contaminados pela Covid-19 na região de Bolonha. Os pesquisadores constataram que havia algo diferente das diretrizes que estavam sendo utilizadas por várias entidades médicas.

Os pesquisadores responsáveis por esse estudo concluíram que o Índice de Massa Corpórea (IMC), quando fica acima de 30, já é motivo de preocupação, porque aumentam as chances do paciente ter complicações causadas pela Covid-19.

Um bom exemplo é no Reino Unido, onde as diretrizes para identificar se um paciente corre maior risco são definidas com um IMC de 40. Só que este novo estudo mostrou que independente de grau de obesidade, quem é infectado pelo coronavírus já corre maior risco de ter complicações.

PUBLICIDADE

O médico Matteo Rottoli, que é um dos autores do artigo, explicou: “Nosso estudo mostrou que qualquer grau de obesidade está associado à doença grave de covid-19 e sugere que pessoas com obesidade leve também devem ser identificadas como uma população em risco“.

Rottoli disse ainda que existe a suspeita de que a infecção causada pela Covid-19 está ligada com o perfil metabólico do paciente, sendo assim a obesidade, juntamente com diabetes, acaba dificultando o tratamento e favorecendo a doença.