Um antigo medicamento se mostra eficaz contra a Covid-19 e já está sendo testado nos Estados Unidos

Uma única dose do remédio foi dada a pacientes infectados pelo coronavírus, que se encontravam em estado grave.

PUBLICIDADE

Os médicos responsáveis pelo tratamento dos pacientes com Covid-19 têm o grande desafio de conter a resposta imunológica exagerada que acontece no organismo de muitas pessoas. Ao reagir contra o coronavírus, o próprio organismo acaba danificando alguns tecidos e até mesmo órgãos e isto pode levar a óbito.

PUBLICIDADE

E é neste contexto que um medicamento contra artrite reumatoide vem se mostrando promissor nos casos de pacientes que estavam dependendo de ventilação mecânica, é o que mostrou um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, nesta última segunda-feira, dia 13.

Esse estudo avaliou mais de 150 pacientes que se encontravam em estado crítico e que vinham sendo tratados no centro médico acadêmico Michigan Medicine, entre os meses de março e maio.

Metade dos pacientes envolvidos nesta pesquisa recebeu o tocilizumabe nas primeiras 24 horas após serem intubados, enquanto a outra metade continuou com o tratamento convencional e não receberam o medicamento.

Os pesquisadores acompanharam estes pacientes e concluíram que aqueles que receberam o medicamento tiveram 45% menos chance de morte se comparados com aqueles que não fizeram uso do remédio.

PUBLICIDADE

Outro detalhe importante é que os pacientes que receberam o medicamento tiveram a possibilidade de deixar o respirador mais rapidamente e até mesmo receberem alta hospitalar.

Essa pesquisa aponta que o tocilizumabe pode acalmar a reação exagerada do organismo contra a Covid-19 sendo que o medicamento se mostrou eficaz até mesmo em pacientes com câncer. Em meio começaram os estudos com esse medicamento aqui no Brasil, mas os resultados ainda não foram divulgados.