Anticorpos em pessoas que tiveram o coronavírus diminuem rapidamente, mostra pesquisa

Os cientistas estão se desdobrando para conseguirem maiores informações sobre a Covid-19.

PUBLICIDADE

Uma pesquisa realizada na China mostrou que os níveis de anticorpos em pacientes que conseguiram superar a Covid-19 diminuíram rapidamente após três meses e isto acaba criando uma dúvida a respeito do tempo de duração da imunidade contra o coronavírus.

PUBLICIDADE

No mês passado esta pesquisa foi publicada no periódico científico Nature Medicine e fez questão de ressaltar que existe um risco enorme para as pessoas que pensam em usar o chamado ‘passaporte de imunidade’, ou seja, quando alguém acha que não corre mais risco de ser infectado porque já teve a Covid-19.

Esse estudo também apontou a necessidade de um uso prolongado de intervenções na área de saúde pública, inclusive mantendo o distanciamento social. Existe uma grande expectativa para o lançamento da vacina contra o coronavírus, mas ninguém sabe ainda por quanto tempo o medicamento oferecerá imunidade às pessoas.

Na Alemanha, assim como outros países, existe um debate polêmico sobre permitir ou não que pessoas já infectadas pelo vírus e que contam com anticorpos positivos possam circular livremente, diferente de quem ainda não teve a doença.

Essa pesquisa chinesa analisou 37 pacientes sintomáticos e 37 assintomáticos, assim os estudiosos descobriram que os voluntários que contavam com os anticorpos contra o coronavírus, acabaram apresentando declínios acentuados após três meses.

PUBLICIDADE

O estudo foi realizado por cientistas da Universidade Médica de Chongqing e o professor virologista, Jin Dong-Yan, explicou que o resultado desse estudo não é para desanimar ninguém, mas serve para mostrar que ainda serão necessários muitos estudos e paciência para vencer esta batalha contra a Covid-19.