Existe possibilidade de recuperar a imunidade depois da Covid-19? Ciência explica

King’s College, de Londres, realizou pesquisa na recuperação de pacientes com coronavírus.

PUBLICIDADE

Estudos têm sido desenvolvidos através de pessoas que foram contaminadas com Covid-19 e como a recuperação da doença mantém a imunidade por tempo curto.

PUBLICIDADE

Existe possibilidade de recuperar a imunidade depois da Covid-19? Ciência explica

Os estudos realizados pelos cientistas do King’s College, em Londres, pesquisaram como um corpo combatia o vírus, produzindo anticorpos e qual o período máximo em meses ou semanas de sobrevivência destes anticorpos dentro do organismo.

King’s College, de Londres, realizou pesquisa na recuperação de pacientes com coronavírus

O estudo contou com a participação de 96 pessoas, que depois de contaminadas, no momento da recuperação, apresentaram anticorpos suficientes para neutralizar o vírus da Covid-19. Porém, com o passar do tempo, analisaram que em três meses os anticorpos começaram a diminuir, e a pessoa voltou a ficar vulnerável a nova contaminação.

 A pesquisa mostrou que a probabilidade de um paciente se contaminar com o coronavírus novamente, é alta, pelo motivo da autoproteção durar pouco tempo. A interpretação dos resultados dos estudos expõe a preocupação de que muitos lugares que já sofreram com altos índices de contaminação, voltem a ser afetadas, como Europa, EUA, e aqui no Brasil.

Nosso sistema imunológico tem como função defender o corpo humano contra possíveis infecções, e para ser melhor entendido, tem duas partes.  Na primeira, funciona dando a resposta imunológica natural quando sente a presença de um invasor no organismo, liberando substancias químicas que destroem este ‘corpo estranho’. Na segunda, conhecida como resposta adaptativa ou resposta celular, em que o organismo reconhece o vírus, mas não consegue produzir anticorpos específicos para neutralizá-lo.

PUBLICIDADE