Homem Pateta: polícia descobre identidade atrás de perfil e detalhe é assustador

Polícia de São Paulo diz que adolescente é dono de um dos perfis do Homem Pateta.

PUBLICIDADE

Mais um capítulo do caso do Homem Pateta ocorreu nesta semana, como mostra uma matéria publicada nesta terça-feira, 14 de julho, pelo portal de notícias UOL. Isso porque a Polícia Civil de São Paulo conseguiu descobrir a identidade de uma pessoa por trás de um dos perfis do personagem, que tem aterrorizados os pais. 

PUBLICIDADE

A descoberta é assustadora. Isso porque o responsável pelo perfil em questão seria um adolescente. O perfil ficou conhecido, após diversas denúncias. O Homem Pateta promove uma espécie de desafios para crianças e adolescentes, que pode gerar até o suicídio. Para isso, os perfis na internet utilizam técnicas semelhantes ao Baleia Azul, que ficou famoso na década passada. 

Essa conta em questão era a mais famosa das que existem no Brasil e usava o nome de Jonathan Galindo em uma rede social. Além do estado de São Paulo, outros dois estados, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, também registraram denúncias contra o perfil Homem Pateta. 

A polícia não identificou o nome verdadeiro do responsável pelo perfil, pois esse é uma pessoa menor de idade. No momento em que os policiais entraram na casa do adolescente, ele disse aos agentes que tudo não passava de uma brincadeira. Mesmo assim, o inquérito deve continuar e a perícia realizar uma análise no aparelho de celular do menor. 

Mesmo sendo menor, o adolescente responderá por atos infracionais, que podem fazê-lo ficar até três anos nos chamados “reformatórios”. 

PUBLICIDADE

Previna-se contra o suicídio

No Brasil, uma das entidades que ajuda pessoas com depressão é o Centro de Valorização da Vida, o CVV. A entidade realiza atendimento feito por voluntários e de maneira gratuita.