Homem com faca em ônibus faz ameaças a negros: ‘Preto é tudo safado, só gosta de dinheiro do governo’

Identificado como morador de rua, o criminoso foi autuado pelos crimes de injúria racial, ameaça e discriminação racial.

PUBLICIDADE

Um morador de rua, munido de uma faca, foi detido pelas autoridades do Distrito Federal na última sexta-feira (10), acusado de injúria racial. Ele era um dos passageiros do ônibus que faz a linha Sobradinho – Asa Norte, e disparou uma série de ofensas racistas, insinuando que odeia a raça, além de que “preto era tudo safado e só gostava de dinheiro do governo”.

PUBLICIDADE

Morador de rua faz ataques de ódio contra negros em ônibus

Uma das passageiras do veículo, vítima das injúrias, disse que seguia normalmente na lotação, até que o sujeito, de identidade desconhecida, embarcou no ônibus. Ao ver alguns passageiros negros, começou a ficar irritado, dando ensejo para as injúrias raciais.

Testemunhas contaram ainda que o homem destacou que gostava de “provocar os pretos” para arrumar brigas e desferir golpes de faca. O motorista do ônibus, ao notar as ameaças, estacionou em frente à 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte). Neste momento, o homem sacou uma faca de serra e começou a ameaçar as vítimas.

O que disse o agressor

Ao chegar na delegacia, foi identificado como sendo um morador de rua, que perambula pelo Distrito Federal. Disse que tem passagens por racismo, e que faz consumo de bebidas alcoólicas e antidepressivos. Ao embarcar no ônibus, estaria alcoolizado, “falando o que pensa”, por ter o hábito de falar sozinho.

Ainda em seu depoimento, disse que uma mulher e um “negão grandão” começaram a lhe ofender, e por isso teria dado início às ofensas racistas. Ao ser avisado por uma “branquela” que o “negão” queria o agredir, sacou a faca da cintura. Ele foi liberado por força de alvará de soltura, após ser autuado pelos crimes de injúria racial, ameaça e discriminação racial.

PUBLICIDADE