Seu celular pode ajudar o mundo no combate à pandemia do coronavírus

Cada pessoa pode fazer sua parte e assim contribuir para reduzir o avanço da Covid-19.

PUBLICIDADE

Os celulares estão presentes no dia a dia de quase todas as pessoas e esses pequenos aparelhos podem ser importantes aliados no combate à pandemia causada pelo coronavírus.

PUBLICIDADE

São muitos os aplicativos disponíveis atualmente que ajudam as autoridades a conseguirem dados importantes sobre a população e assim é possível criar estratégias mais eficazes contra a doença.

São muitas as empresas desenvolvendo aplicativos em parceria com os órgãos governamentais, para que os recursos dos smartphones sejam usados a favor do mundo nesta batalha contra a Covid-19.

Essas tecnologias ajudam a compreender e entender a doença, quais são seus traços de atuação, por que está tendo mais em uma região e menos em outra, o que as pessoas fizeram de diferente, se estão se deslocando mais“, explicou o especialista em tecnologia Arthur Igreja.

Um bom exemplo pode ser visto na Coreia do Sul, onde os aplicativos usaram os GPS dos celulares para que assim fosse possível saber em tempo real onde estão as pessoas infectadas. Na ilha La Gomera, um novo APP vem sendo testado e baseado em novas tecnologias é capaz de fazer um diagnóstico da doença.

PUBLICIDADE

Mas existe uma grande preocupação que é em relação à privacidade dos usuários, por isso os dados colhidos devem ser impessoal, sem mencionar o indivíduo e nem revelar identidades.

Se a coleta dos dados é feita de forma anônima, não havendo a menor possibilidade de identificar as pessoas infectadas, então não há com o que se preocupar, o problema é quando isso não acontece.

Outra questão importante é que cada pessoa precisa fazer sua parte, ou seja, baixar os aplicativo e em alguns casos fornecer as informações solicitadas, assim estará contribuindo para que a pandemia possa ser melhor analisada e combatida com eficácia.