China liga alerta ao detectar coronavírus em camarões importados do Equador

País asiático ligou o alerta fortalecendo a segurança alimentar após o possível surgimento de novos casos.

PUBLICIDADE

A China anunciou na última sexta-feira (10) que encontrou vestígios do novo coronavírus em embalagens de camarão vindas do Equador. O fato ligou o alerta de preocupação com relação às importações de produtos congelados. 

PUBLICIDADE

A detecção aconteceu nos portos chineses de Dalian (nordeste) e Xiamen (leste). Diante dos altos níveis da pandemia pelo mundo, a Administração Aduaneira resolveu coletar amostras de um contêiner e de pacotes de camarão-branco do Pacífico. Os testes deram positivo para o novo coronavírus. 

Já as amostras coletas dentro das embalagens e nos camarões deram negativas informou um porta-voz da Alfândega do país asiático. 

Ainda segundo o porta-voz, o fato de ter sido apontado a existência de coronavírus nas embalagens não significa que o camarão seja contagioso.

Alerta ligado

A China tem adotado cautela total para a segurança alimentar desde o mês passado, quando foi descoberto um novo foco de transmissão no grande mercado atacadista que fica no sul de Pequim. Pequenos traços do coronavírus estavam em uma placa de corte de salmão importado.

PUBLICIDADE

A cidade de Pequim já bloqueou várias importações de países estrangeiros que estão convivendo com a pandemia em larga escala. 

A exemplo do Brasil, o Equador também tem sido amplamente afetado pela propagação do novo coronavírus, e a taxa de óbitos preocupa. No último balanço, o país sul-americano acumula mais de 62 mil casos e 5.000 mortes em decorrência da Covid-19, fora as sub-notificações apresentadas em forte volume. 

Segundo país mais afetado pela pandemia do coronavírus no mundo, o Brasil entrou na casa dos 70 mil óbitos na última sexta-feira, e segue registrando um índice alto de novos casos e óbitos. Segundo estudos, o país deve alcançar a marca negativa de 2 milhões de infectados já na próxima semana.