Nasa tenta impedir que Lua e Marte também sejam contaminados por humanos

A agência espacial está criando protocolos para garantir a segurança das missões futuras.

PUBLICIDADE

A conquista do espaço pela humanidade agora tem um novo desafio, que é impedir que os astronautas acabem contaminando os locais onde irá chegar os próximos anos.

PUBLICIDADE

A Nasa segue com seus projetos de levar astronautas à Lua novamente e a Marte pela primeira vez, só que a agência espacial norte-americana já vem estudando uma forma de evitar o risco de contaminação desses lugares.

Missões tripuladas acontecerão futuramente e esta é uma forma de descobrir mais sobre o universo, porém, o risco de contaminação é cada vez maior, por isso a Nasa já tem duas diretrizes em sua política de proteção planetária.

O primeiro protocolo é para garantir o controle de contaminação biológica nas missões humanas e até mesmo aquelas que enviarão robôs à Lua.

Thomas Zurbuchen, um dos responsáveis por esses projetos da agência espacial, explicou: “Estamos habilitando nosso importante objetivo de exploração sustentável da Lua e, ao mesmo tempo, salvaguardando a ciência futura nas regiões permanentemente sombreadas“.

PUBLICIDADE

As diretrizes já determinaram que cada região da Lua será tratada com uma abordagem diferente e com todos os cuidados exigidos. Quando se tratar daqueles locais onde há maior chance de ter água, por exemplo, os cientistas serão mais rigorosos no controle.

https://twitter.com/JimBridenstine/status/1281286830541979648

E quando se tratar de uma missão tripulada, então será feito um inventário biológico completo para que não haja surpresas indesejadas.

A outra diretriz é em relação a bases para missões tripuladas em Marte, mas a Nasa ainda não revelou os detalhes dos cuidados que irá tomar, porém, é certo que serão tomados todos os cuidados para não infectar o ‘planeta vermelho’.