Brasil tem novo vírus com potencial para pandemia, avisa a OMS

O caso serviu de alerta e mostra que é preciso que haja um monitoramento constante da situação.

PUBLICIDADE

A OMS – Organização Mundial da Saúde, fez um importante alerta através de seu site e informou que a Fiocruz detectou um caso no Brasil de uma infecção respiratória que é resultado do ataque de uma nova variante do vírus influenza A H1N2.

PUBLICIDADE

Vale lembrar que essa gripe é transmitida aos seres humanos pelos porcos e é considerada pela OMS como uma das que têm potencial pandêmico, ou seja, é um caso que requer muita atenção por parte das autoridades.

Esse caso se trata de uma jovem de 22 anos no estado do Paraná, que já se recuperou da doença, mas continua sendo acompanhada pelos médicos.

Todos os casos de influenza A são comunicados à OMS, já que esse é um dos muitos vírus respiratórios que são monitorados diariamente pela organização, uma vez que oferecem alto risco de causar uma pandemia, no caso de passar por uma mutação e começar a ser transmitido de uma pessoa para outra.

No mundo todo já foram descobertos até hoje, 26 casos de influenza A, sendo que dois foram no Brasil e este mais recente foi revelado nesta última sexta-feira, dia 10. Mas as infecções foram através do contato com porcos e a doença não foi grave.

PUBLICIDADE

Essa jovem infectada no Paraná trabalhava em um matadouro de porcos e não foi informado se ela será liberada para retornar ao trabalho, ou se precisará procurar um novo emprego, para não se arriscar mais.

Eurico Arruda, que é virologista na USP em Ribeirão Preto, São Paulo, disse que esse caso é mais um em que o vírus passa diretamente do animal para o ser humano, e por isso precisa que haja um monitoramento constante.