Vacina contra o coronavírus é anunciada para agosto, mas cientistas fazem alerta

O mundo espera ansioso por um medicamento capaz de garantir imunidade contra a Covid-19.

PUBLICIDADE

Na Índia, o principal órgão de pesquisa médica anunciou esta semana que tem a intenção de lançar uma vacina contra a Covid-19 já no próximo mês de agosto, uma notícia que surpreendeu o mundo todo, pois todos acreditam que o medicamento só estaria disponível a partir de 2021.

PUBLICIDADE

O ICMR – Conselho Indiano de Pesquisa Médica, já determinou que 12 hospitais deem início aos ensaios clínicos da vacina contra o coronavírus para que possa tê-la já disponível para a população a partir do dia 15 de agosto.

Só que muitos especialistas, inclusive da própria Índia, estão vendo esta meta como ambiciosa demais e até mesmo irrealista, por isso já manifestaram preocupação com este prazo estipulado.

Cientistas estão se perguntando como será possível uma vacina passar pelas três fases de testes em pessoas em um prazo de apenas um mês e meio, sendo que isso demanda muito mais tempo.

Pesquisadores sabem que existe uma urgência para ter o medicamento capaz de oferecer imunidade contra a doença, mas alertam que a vacina jamais pode abreviar etapas.

PUBLICIDADE

Diante de tantas críticas, o ICMR alegou que tal orientação era para tentar reduzir a burocracia que é desnecessária e jamais contornar os processos necessários.

Vale ressaltar que, diante de uma pandemia como esta que o mundo tem enfrentado, pode até ser aprovada para uso emergencial uma vacina, mas desde que os dados das duas primeiras etapas se mostrem convincentes o suficiente para tal decisão.

Só que mesmo assim os cientistas acham que agosto é um prazo curto demais para ter uma vacina contra a Covid-19 disponível no mercado, pois isso, poderia comprometer a segurança das pessoas que receberiam tal medicamento.