Cazaquistão dá declaração importante sobre alerta falso de pneumonia ser ‘mais letal’ do que o coronavírus

Cazaquistão teve que adotar um novo lockdown nesta semana para controlar avanço da Covid-19.

PUBLICIDADE

Depois da China fazer um alerta sobre o surgimento de uma possível pneumonia “mais letal” que o coronavírus, o governo do Cazaquistão resolveu se pronunciar sobre o fato e disse ser incorreto a existência desta nova doença no país. As duas nações fazem fronteira.

PUBLICIDADE

De acordo com informações publicadas na agência de notícias Reuters, nesta quinta-feira (09), a Embaixada da China fez um alerta sobre um aumento expressivo de casos em cidades do Cazaquistão no último mês.

A notícia foi rebatida pelo Ministério da Saúde do Cazaquistão, que classificação o fato como “fake news” (notícia falsa).

“Alguns meios de comunicação chineses divulgaram informações sobre casos relatados de uma pneumonia desconhecida no Cazaquistão que parecem ser mais mortais do que o coronavírus. O Ministério da Saúde da República do Cazaquistão declara oficialmente que essa informação não é condizente com a realidade”, escreveu Ministério da Saúde do país asiático no Facebook.

Números da pandemia

Apesar do número elevado de pessoas infectadas que já ultrapassar a casa dos 55 mil casos, o Cazaquistão só registrou até o momento 264 óbitos. Diante do aumento significativo de infectados, o governo do país resolveu decretar um segundo lockdown nesta semana com o intuito de conter o avanço da doença.

PUBLICIDADE

De acordo com a Reuters, a embaixada chinesa afirmou que mais de 1.700 pessoas morreram por pneumonia no primeiro semestre de 2020, sendo que 628 mortes teriam ocorrido somente no último mês, incluindo cidadãos chineses. Até o momento, os cientistas e pesquisadores não conseguiram constatar se estas doenças estão relacionadas à Covid-19.

Primeiro epicentro do coronavírus, a China conseguiu contornar o cenário da pandemia, e opera no “novo normal” com a retomada das principais atividades.