in

Atleta e negacionista, presidente do Burundi morre em meio à pandemia do coronavírus

Aos 55 anos, sua morte é cercada de mistérios e governo declara oficialmente que foi um ataque cardíaco.

RFI
Publicidade

A pandemia do novo coronavírus atingiu todo o mundo e já matou mais meio milhão de pessoas. O vírus que se disseminou através da China, no fim do ano passado, chegou a praticamente todos os países e causou grande estrado. Muitas vidas foram perdidas por causa do vírus. No Brasil, por exemplo, o número de óbitos se aproxima de 70 mil.

Nos últimos dias, uma das notícias mais comentadas tem sido a morte do presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, de 55 anos. Formado em educação física, o presidente do Burundi era apaixonado por futebol e chegou a ser treinador de uma equipe da primeira divisão do país anos 19990.

Mais recentemente, Nkurunziza jogava e dirigia seu próprio time amador, o Hallelujah F.C.  O presidente do país africano era negacionista em relação à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A morte de Nkurunziza segue cercada de mistérios e alguns desconfiam que tenha sido de Covid-19. Oficialmente, porém, a causa da morte do presidente do Burundi foi um ataque cardíaco sofrido no dia 8 de junho, durante uma partida de vôlei.  

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vice-presidente assume e adota outra postura

Evariste Ndayishimye foi eleito vice-presidente do Burundi, país com 11,5 milhões de habitantes. Ele tomaria posse em agosto, mas a posse foi antecipada devido a morte do presidente. Com Ndayishimye no poder, Burundi deve mudar a forma oficial de ver e viver a pandemia do novo coronavírus.

Segundo Ndayishimye, o coronavírus é o pior inimigo do país no momento e uma força campanha será lançada para alertar a população e proteger vidas. “Nós pedimos a todos com sintomas da doença que corram para fazer um teste e receber tratamento”, disse Ndayishimye no começo do mês.

Publicidade
Publicidade
Diogo Marcondes

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!