Alerta: transporte público está transportando o coronavírus por toda cidade

Especialistas avisam que a curva foi estabilizada no alto e condenam a flexibilização neste momento.

PUBLICIDADE

Cada cidade vem buscando formas de barrar o avanço da pandemia do novo coronavírus. No Rio de Janeiro, esta semana, entrou em vigor as novas regras em relação ao funcionamento do transporte público. Mas O Globo verificou e constatou que, mesmo assim, os ônibus e BRTs continuam circulando lotados.

PUBLICIDADE

O carioca já está acostumado a usar ônibus com grande número de passageiros, o problema é que atualmente isto facilita o contágio pelo novo coronavírus. Especialistas estão preocupados com essa situação porque, no Rio, a curva da Covid-19 se estabilizou, só que com números altos.

Paulo Nadanovsky, epidemiologista da Fiocruz, disse que com esse alto número de pessoas nos ônibus, o transporte público acaba se tornando um foco de contágio e leva a doença por toda a cidade.

A forma de contenção era evitar a saída de casa, agora, que estamos flexibilizando isso, o único meio de contenção restante é chamar a atenção das pessoas para que usem máscara e evitem aglomerar, o que é importante, mas não era o suficiente nem na situação domiciliar“, explicou o infectologista.

Pelo menos na teoria, o transporte público precisa respeitar uma média de 2 pessoas em pé por metro quadrado e os BRTs teria que transportar no máximo 30 pessoas fora dos assentos, mas na prática a situação é bem diferente.

PUBLICIDADE

O infectologista disse ao O Globo que é impossível manter uma distância segura dentro do transporte público, afinal os trabalhadores precisam chegar dentro do horário para não serem penalizados pelo patrão e, com isso, não vê outra alternativa, a não ser se arriscar nos ônibus.

A máscara de proteção facial é uma importante ajuda contra o avanço da pandemia do novo coronavírus, mas é de fundamental importância que as aglomerações continuem sendo evitadas.

Por isso o especialista alerta que com as aglomerações no transporte público é impossível evitar o aumento de novos casos de Covid-19 e completa: “Nesse momento, acho que é um negócio super temeroso, porque estamos com números de mortes ainda muito altos“.