Urgente: Ministério da Educação oficializa datas das provas do Enem 2020

Resultados dos exames sairá no dia 29 de março, após realização de provas regulares e do exame digital.

PUBLICIDADE

O Ministério da Educação oficializou nesta quarta-feira (8) as novas datas para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020. Pelo fato da pasta ainda não ter um novo ministro, o anúncio foi conduzido pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e por Alexandre Lopes, presidente do Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Anísio Teixeira.

PUBLICIDADE

Ao contrário do que a maioria dos estudantes votaram em uma enquete formulada na semana passada, a data escolhida para a realização dos exames foi 17 de janeiro e 24 janeiro de 2021. Na votação popular, os estudantes haviam escolhido o mês de maio para a realização dos testes.

Veja o cronograma abaixo:

  • Aplicação regular dos testes: 17 Janeiro de 2021 e 24 Janeiro de 2021
  • Enem digital:  31 de janeiro 2021 e 7 fevereiro 2021
  • Reaplicação das provas: 24 fevereiro e 25 fevereiro
  • Divulgação dos resultados: 29 de março

O Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado como base para a entrada de estudantes em inúmeras universidades do país, e tem serve como critério de seleção para programas de acesso ao ensino superior, como ProUni e Fies.

Pandemia mexeu com cronograma

Inicialmente, a realização do Enem 2020 estava prevista para o mês de novembro. No entanto, devido ao aumento exponencial de novos casos de infectados do coronavírus e a suspensão das aulas presenciais em todo solo nacional, houve uma grande pressão para o adiamento das provas.

Após certa resistência, com direito até avaliação do assunto no Congresso, o MEC optou por lançar uma enquete para que os próprios candidatos escolhessem eles mesmos a data do exame.

PUBLICIDADE

Entre as opções ofertadas, os estudantes escolheram maio de 2021.