Você pode estar sendo espionado e nem sabe; EUA ameaça banir apps chineses como TikTok por espionagem

O TikTok está na lista de redes sociais da China acusadas pelo governo dos EUA de possível espionagem.

PUBLICIDADE

Mike Pompeo, chefe da diplomacia dos Estados Unidos, afirma que o governo pretende banir do país os aplicativos de redes sociais chinesas. O mais famoso na atualidade é o TikTok. As suspeitas do serviço de inteligência do país são que Pequim esteja utilizando os dados dos usuários para fazer espionagem contra os americanos.

PUBLICIDADE

Outros países consideram medidas parecidas

A provável decisão a ser tomada pelos Estados Unidos não é exclusividade. A Índia é um dos países que já baniram o TikTok. O governo local teme que o aplicativo possa causar problemas de privacidade e de segurança nacional.

Segundo Mike Pompeo, os Estados Unidos estão trabalhando arduamente para frear o avanço da tecnologia chinesa a ser utilizada como forma de ataque e possível espionagem de concorrentes militares e econômicos. Com relação ao TikTok, o aplicativo foi expressamente citado pela administração do governo de Donald Trump, como uma das prováveis ameaças da atualidade.

O que diz o governo dos Estados Unidos

Laura Ingraham, apresentadora da emissora de televisão Fox News, em entrevista ao secretário de Estado, questionou sobre o planejamento do governo em banir os aplicativos chineses, especialmente o “TikTok”.

A administração do governo de Donald Trump alega que “está levando isso muito a sério. Estamos realmente considerando isso”, conforme declarou em resposta.

PUBLICIDADE

Nos últimos dias, a China voltou a ser alvo de críticas por medidas consideradas “orwellianas”, censurando ativistas, escolas e bibliotecas de Hong Kong, sob a camuflagem de uma nova lei de segurança nacional.