Auxílio emergencial: beneficiário tem como ‘driblar’ e sacar o dinheiro antes do tempo, de maneira legal

Pelas regras do programa, é legal estratégias que trabalhadores estão usando para sacar dinheiro.

PUBLICIDADE

As pessoas que foram beneficiadas pelo programa Auxílio Emergencial do governo federal, ficam contando nos dedos o dia de fazer o saque do tão almejado dinheiro. Porém, há algumas regras a serem seguidas e as pessoas precisam esperar o tempo certo de tirar o dinheiro e pagar suas contas.

PUBLICIDADE

Porém, há uma forma de ‘driblar’ o sistema e os beneficiários vem adotando uma estratégia e assim terem acesso imediato ao dinheiro. Eles emitem boletos com o próprio nome e assim, conseguem transferir esses recursos depositados na conta digital do banco.

Essa mesma estratégia de gerar esses boletos no próprio nome está sendo arranjada para fazer a antecipação dos saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço Emergencial, que também foi liberado pelo governo e poderão ser usados a partir do dia 25 de julho. É válido ressaltar que o aplicativo está apresentando alguns problemas e a própria Caixa Econômica Federal fez esse reconhecimento.

Quando é feito o depósito do auxílio, são autorizados apenas pagamentos através de boletos, compras em QR Code ou pelo cartão de crédito digital. A liberação dos saques ou das transferências só são permitidas depois de algumas semanas, assim são evitadas filas nas agências e as tão perigosas aglomerações em tempo de pandemia.

Algumas das instituições financeiras que permitem gerar boleto no nome do cliente são o NuBank, o PagSeguro da UOL e o Mercado Pago, serviço atrelado ao Mercado Livre. Segundo o Banco Central, isso é um serviço considerado legal. Segundo o BC, emitir esse boleto em próprio nome para favorecer a transferência não é irregular.

PUBLICIDADE

Para garantir a legalidade, esse boleto precisa ser emitido em nome do titular da conta e só pode ser pago em benefício dele. As instituições financeiras supra mencionadas foram procuradas pelo jornal O Globo e confirmaram essa funcionalidade.