in

Ameaça de nova pandemia vem da fruta mais popular do mundo

Nova doença ameaça a humanidade e contamina a fruta mais consumida pela população.

Divulgação
Publicidade

O ano 2020 está sendo um ano difícil, com o aparecimento da pandemia e catástrofes naturais inéditas. O coronavírus tem assustado toda população mundial. A pandemia foi decretada no início do ano de 2020, fazendo as pessoas adotarem um novo método de vida, com hábitos de higiene e de combate à transmissão do vírus.

Enquanto o mundo ainda sofre com a Covid-19, cientistas internacionais apontam que outro vírus ter o mesmo alcance do coronavírus. Ainda não foi descoberta a vacina contra a Covid-19, e a preocupação com um novo vírus que afeta a fruta tropical mais consumida da população mundial surge.

A Tropical Race 4 (TR4), conhecida também como Mal-do-Panamá, é o nome do novo vilão encontrado na fruta mais popular do Brasil: as bananas. A fruta provavelmente foi contaminada por uma bactéria chamada Fusarium oxysporum, que é capaz de destruir uma fazenda inteira sozinha.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Não se trata apenas de uma praga, que pode ser destruída com agrotóxicos. E, na última década, a epidemia se espalhou pelo mundo, atingindo a Ásia, Austrália, África, Oriente Médio e agora chegou na América Latina.

Para evitar que o mundo enfrente mais uma pandemia, cientistas estudam uma solução para deter o vírus que começou a se alastrar nas plantações. Estuda-se a criação de bananas geneticamente modificadas para encontrar uma possível cura.

A doença fúngica se apresentou para a humanidade em outra década passada, quando uma indústria inteira foi dizimada pelo Mal-do-Panamá, nos anos de 1950. Na época, foi considerado uma das piores pandemias da história mundial.

Publicidade
Publicidade