A declaração da primeira brasileira a testar a vacina contra o novo coronavírus

Denise é coordenadora de odontologia de um hospital em São Paulo e já recebeu a vacina.

PUBLICIDADE

Denise Abranches foi a primeira brasileira a receber a vacina que está sendo testada contra a Covid-19. No dia 20 do mês passado, ela saiu de seu trabalho, no Hospital São Paulo e foi para o CRIE – Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais.

PUBLICIDADE

Ela é coordenadora de odontologia do Hospital São Paulo e faz parte do grupo de 2 mil brasileiros que receberão a vacina de Oxford, que poderá oferecer imunidade contra o novo coronavírus. Abranches tem 47 anos, trabalha a área da saúde e não tem anticorpos contra a doença, por isso ela tem o perfil ideal para participar dos testes que estão sendo desenvolvidos aqui no Brasil.

Depois de alguns dias, ela viu seu nome entrar para a história, pois se tornou a primeira voluntária brasileira a receber o medicamento que poderá salvar milhões de pessoas.

É meu dever como profissional de saúde contribuir com a ciência e trazer essa segurança para a população“, disse Denise Abranches, que em seu trabalho no hospital tem contato direto com a saliva infectada dos pacientes e assim está sendo exposta diariamente ao risco de ser infectada pelo coronavírus.

A vacina de Oxford conta com a junção de proteínas do Sars-Cov-2 e também do adenovírus inativado, sendo que esta já é a última fase dos testes. O objetivo dos cientistas é descobrir se este medicamento é capaz de produzir uma resposta de memória imunológica nos voluntários.

PUBLICIDADE

Pode ser que o organismo de Denise já tenha a resposta para uma das piores pandemias já enfrentada pela humanidade. Mas enquanto uma vacina oficial não é disponibilizada no mercado, a população deve seguir mantendo os cuidados ao sair de casa, mas o ideal é ficar em isolamento social, pois esta ainda é a única forma até o momento de reduzir o número de infectados.