Imagem de Jesus negro em famosa Catedral causa polêmica, mas traz importante mensagem

Há quem diga que é desrespeito, mas outros acreditam que é uma importante forma de protestar.

PUBLICIDADE

Uma catedral no Reino Unido acabou causando uma grande polêmica ao instalar uma pintura da Santa Ceia, onde Jesus negro aparece em meio aos apóstolos. Para muitos ativistas, esta foi uma ‘declaração ousada’, mas para alguns fiéis, é um grande absurdo.

PUBLICIDADE

Esse quadro foi pintado pela artista Lorna May Wadsworth e encontra-se no Altar dos Perseguidos que fica na ala norte da Catedral de S Albans, localizada a pouco mais de 30 quilômetros de Londres.

A igreja explicou que a decisão de disponibilizar este quadro com Jesus negro, foi em ‘apoio ao movimento Black Lives Matters’, que em tradução livre é ‘vidas negras importam’. Só nesta cidade houve manifestações com centenas de pessoas e a igreja resolveu apoiar a causa.

Uma curiosidade é que o trabalho original foi pintado no ao de 2010, mas quando o quadro estava sendo exibido em uma igreja de Gloucestershire, a pintura foi alvo de um tiro e acabou sendo danificada.

PUBLICIDADE

Para um apoiador do movimento, a atitude da igreja de ter disponibilizado esse quadro acabou fazendo com que houvesse um debate mais amplo em toda comunidade.

A artista disse que contou com um modelo jamaicano de base para realizar sua interpretação da famosa obra de Leonardo da Vinci. Ela explicou ainda que sua intenção era “fazer as pessoas questionarem o mito ocidental de que Jesus Cristo tinha cabelo claro e olhos azuis”.

Os responsáveis pela catedral informaram que a pintura de 2,6 metros de altura é importante neste momento em que a igreja está sendo reaberta e todos os visitantes poderão “olhar com olhos renovados para algo que você pensa que já conhece”.