Professor é vítima de racismo por aluno durante aula virtual; caso revoltou o Brasil

O caso aconteceu em Niterói, no Rio de Janeiro, e foi denunciado pelos demais alunos da classe do professor Júnior.

PUBLICIDADE

Em Niterói, cidade localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, um professor foi vítima de ataques racistas disparados por um aluno do sétimo ano do ensino fundamental. Por conta da suspensão das aulas presenciais, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o ensino está sendo feito remotamente, a partir de videoconferências.

PUBLICIDADE

Professor é hostilizado com insultos racistas

Júnior, de 39 anos, é professor de história. Ele trabalha no Colégio La Salle Abel e em outra instituição de ensino privado. Na referida instituição, é o coordenador do núcleo de Ciências Humanas. No momento em que foi vítima dos ataques racistas, não chegou a se dar conta das mensagens escritas pelo aluno no chat, e só tomou conhecimento quando o caso foi levado para a direção da escola por outros colegas de classe.

“Eu estava dando aula por vídeo, então a gente fica explicando e até orienta os alunos para que não escrevam no chat”, explica Júnior. No chat, o aluno aparece irritado, e dispara ofensas racistas com termos como “gorila”.

Professor fala em sentimento de tristeza

Quando soube da violência que havia sofrido, o sentimento que tomou conta de Júnior foi o de tristeza. Ele alega que ficou “bastante entristecido com a situação”, ocorrida no último dia 18 de junho.

PUBLICIDADE

Apesar da revolta desencadeada a partir dos ataques racistas, ele enxerga positividade no fato dos outros alunos terem denunciado o autor das mensagens. Para o professor, a reação destes jovens representa o bom trabalho feito pela comunidade educacional a fim de combater o preconceito latente em nossa sociedade.