Covid-19: nesta quinta (2) o Rio volta a reabrir bares e academias

Flexibilização gradual da quarentena tem regras para o início da terceira fase do plano.

PUBLICIDADE

Foi projetado um plano de flexibilização gradual da quarentena para o retorno das atividades no estado do Rio de Janeiro, a terceira fase terá início hoje, nesta quinta (2). O Prefeito Marcelo Crivela informou no início do mês de junho de 2020, um plano que foi criado e dividido em seis etapas de execução, com regras a serem seguidas.

PUBLICIDADE

As seis etapas da reabertura das atividades econômicas tiveram início, nas duas primeiras, o retorno das atividades religiosas em igrejas e atividades físicas sem aglomerações nas orlas das praias, mergulhos individuais no mar e retorno gradual do comércio. Todo o processo foi lento, gradual e com segurança, com intervalos de 15 dias entre cada fase das etapas.

Nesta quarta (1), Márcia Rolim, a subsecretária da Vigilância Sanitária, confirmou a reabertura gradual das atividades da terceira fase para hoje (2), com regras de restrição e funcionamento. Os estabelecimentos que vão reabrir serão dos setores do comércio da área alimentícia e academia e esporte. 

A autorização de retorno de funcionamento é para restaurantes, quiosques, bares, lanchonetes, academias e segmentos de embelezamentos. Regras de ouro foram estabelecidas para a população frequentar os locais liberados: uso de máscaras de proteção individual, uso de álcool para assepsia, distanciamento de 2 metros nas mesas dos restaurantes e 6 metros quadrados por pessoa nas academias e com agendamento prévio.

PUBLICIDADE

Todo o planejamento segue o estudo baseado em sete indicadores, e segundo Márcia Rolim, um deles é a prefeitura confirmar o progresso na diminuição dos casos de procura por leitos de Covid-19.