Como acessar o arquivo secreto onde o Facebook guarda todos os seus dados

A inteligência artificial dos aplicativos como o Facebook armazenam muitas informações sigilosas sobre você.

PUBLICIDADE

Perfis que você visitou, mídias que visualizou, conversas e documentos enviados através do Messenger… Tudo isso está registrado no Facebook, bem como outras informações secretas. Eles dizem que ninguém tem acesso a isso, mas, no que você acredita?

PUBLICIDADE

Outros aplicativos como o Instagram, da mesma empresa, ou o concorrente Google, possuem a mesma prática. Através de algoritmos de inteligência artificial como o pixel, todos os seus passos na internet são registrados nos servidores dessas empresas. Um repórter da Nova Zelândia investigou e se surpreendeu com os dados que o Facebook armazenava sobre ele. Nick Whigham sequer sabia da existência de algumas. 

Segundo ele, as informações no app iam desde contratos de locação particulares até mesmo as conversas mais bobas que ele já havia tido na plataforma. Declarações de faturamento e informações bancárias também estavam na lista. O repórter relatou um grave desconforto que teve quando descobriu que o site sabia mais sobre ele, do que ele próprio. 

Para ter acesso aos seus dados secretos guardados na plataforma é uma coisa simples: Basta ir até o canto superior direito da página principal e acessar as configurações. Em seguida, acesse o link “Suas Informações no Facebook” e clique em “Baixe suas Informações”. Parece seguro? Pois saiba que muitos hackers têm enorme facilidade em invadir as contas da rede social. 

Aguarde e receberá um e-mail com um link para download dos dados solicitados. Demora cerca de 40 minutos a uma hora para que a correspondência seja enviada. O Facebook não esconde que possui tal funcionalidade e argumenta que essa prática “mantém a plataforma livre”. 

PUBLICIDADE

Na verdade, essa conduta está descrita na política de dados da plataforma, que 99% das pessoas não lê. É através desses registros que o aplicativo mostra anúncios personalizados e publicações dos amigos que mais interagem com você, em detrimento de outras. Que tal baixar os seus segredos?