OMS acompanha com atenção novo vírus da gripe suína, com potencial de atingir humanos, descoberto na China

O novo G4 é acompanhado desde 2011 pela OMS, e é parte do esforço global para identificar novas ameaças à saúde humana.

PUBLICIDADE

Michael Ryan, em coletiva de imprensa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na tarde desta quarta-feira (1º), deu maiores esclarecimentos para a comunidade internacional a respeito do novo vírus do gripe suína. O agente infeccioso foi globalmente divulgado na última segunda-feira (29), causando preocupação, sobretudo pelos efeitos já conhecidos em decorrência da pandemia do coronavírus.

PUBLICIDADE

OMS acompanha evolução do novo vírus da gripe suína

De acordo com o diretor de emergências da OMS, apesar do novo vírus da gripe suína ter sido divulgado apenas esta semana, ele já é conhecido pela entidade e vem sendo acompanhado desde 2011. Com rigoroso controle sobre a sua evolução, os especialistas tentam compreender a sua capacidade de atingir seres humanos.

Segundo ele, o G4, genótipo que está circulando entre porcos na China, já é o tipo de vírus mais comum entre os animais do país. Com tamanho alastramento, Ryan recorda que os cuidados de prevenção são fundamentais, com constantes observações para detectar uma eventual transmissão para seres humanos.

Vigilância global

Apesar do surgimento de um novo vírus ser motivos de alarde para a humanidade, tendo em vista o que estamos experimentando com o coronavírus, Ryan gera tranquilidade ao citar o estado de estabilidade em que se encontra o G4, mantido em constante vigilância.

“É um trabalho que mostra a importância do sistema global de vigilância de influenza, que normalmente tem poucos fundos para seguir o trabalho. O G4 está sob vigilância há anos, e há vacinas para vírus semelhantes a ele. Caso seja necessário produzir uma imunização, esse processo será rápido”, afirma Ryan.

PUBLICIDADE