Lentilha na panela de pressão com deliciosos temperos

Depois que você aprender essa receita, você pode variar os sabores, trocando as especiarias ou incluir ingredientes.

PUBLICIDADE

Quem disse que lentilha é um prato só de fim de ano? Depois que você aprender essa receita, você pode variar os sabores, trocando as especiarias ou incluir ingredientes.

PUBLICIDADE

Os ingredientes são poucos: 1 xícara (chá) de lentilha, 1 cebola picada, 2 dentes de alho amassados, 3 xícaras (chá) de água, 2 colheres (sopa) de azeite, ½ colher (chá) de cominho, 1 colher (chá) de cúrcuma, 1 folha de louro, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Na panela de pressão, regue com o azeite, acrescente a cebola, uma pitada de sal e refogue até começar a dourar. Adicione o alho, o cominho, a cúrcuma e o louro e mexa bem. Adicione as lentilhas e tempere com 1 colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Cubra com água e tampe a panela. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais cinco minutos.

Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo mas antes de abrir a tampa, deixe todo o vapor sair. Você também pode acrescentar bacon, calabresa, paio ou costelinha suína.

Para complementar a receita com as carnes, você deve prepara-las na própria panela que irá cozinhar as lentilhas e seguir com o mesmo procedimento, porém atente-se a quantidade de óleo natural das carnes para não deixar o prato gorduroso. Se a carne for gordurosa demais, cozinhe em panelas separadas, sendo a lentilha em uma panela e a carne em outra. Depois de pronto junte tudo!

PUBLICIDADE

Para servir esse prato com especiarias, você poderá optar por arroz branco, saladas variadas como alface, tomate, pepino e repolho ou até mesmo um delicioso purê de batatas. Não deixe para comer lentilha só no fim do ano, experimente hoje mesmo essa delícia no almoço ou jantar e comente o resultado. Bom apetite!