Wilson Witzel é incluído em inquérito por fraude na compra de respiradores

A operação denominada Mercadores do Caos está apurando irregularidades na compra de equipamentos para o enfrentamento do coronavírus.

PUBLICIDADE

Wilson Witzel, governador do estado do Rio de Janeiro, teve o nome incluído em um inquérito do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que investiga a existência de um esquema de corrupção nos bastidores do estado para fraude na compra de respiradores e equipamentos para uso de emergência diante da pandemia do novo coronavírus, que assola o estado fluminense, um dos mais afetados em todo o país.

PUBLICIDADE

Witzel é investigado por compra de respiradores

A operação foi batizada Mercadores do Caos, atuante em parceria firmada entre a Polícia Federal e o Ministério Público do Rio de Janeiro, com auxílio do Tribunal de Contas do Estado, que segue apurando o caso. Por ter foro privilegiado, parte da investigação envolvendo o nome de Wilson Witzel foi deslocada para o STJ.

Todo o processo tramita sob sigilo. Os policiais federais e os promotores não informaram os motivos que levaram a inclusão do nome do governador. Ao menos três empresas já tiveram os seus bens bloqueados por conta de irregularidades envolvendo a compra dos equipamentos.

Governador se manifesta

Por meio de uma nota pública, o governador se manifestou, defendendo a liberdade das instituições para as investigações, lamentando que “pessoas queiram cometer ilícitos, principalmente neste momento de pandemia e de luta pela vida de milhares de pessoas”.

Três fornecedores de respiradores e um ex-subsecretário já foram presos por conta de irregularidades em contratos emergenciais. Gabriell Neves, outro ex-subsecretário estadual da Saúde, também foi detido. Mil respiradores foram adquiridos pelo governo do estado do Rio de Janeiro a partir de três empresas, alguns superfaturados, outros não recomendados para o tratamento de Covid-19, e parte sequer foi entregue.

PUBLICIDADE