Garoto de 9 anos morre com grave doença neurológica possivelmente causada pelo coronavírus

Médicos apontam possível congruência entre quadros clínicos secundários e o coronavírus.

PUBLICIDADE

Na cidade de Marselha, no sudeste da França, um garoto de nove anos de idade morreu com sintomas semelhantes aos da doença de Kawasaki. As suspeitas são de que a enfermidade tenha relação direta com o coronavírus, conforme avaliam os médicos que cuidaram do caso.

PUBLICIDADE

De acordo com o dr. Fabrice Michel, chefe da unidade de terapia intensiva pediátrica de La Timone, em Marselha, a criança sofreu graves danos neurológicos, associados a uma parada cardíaca. Embora o menino não apresentasse sintomas tradicionais da Covid-19, “uma sorologia que mostrava que estava em contato” com o agente infeccioso.

Doença de Kawasaki e a relação com o coronavírus

O caso ocorrido na França não é único. Nas últimas três semanas, diversos países ao redor do planeta divulgaram casos muito semelhantes com os da rara síndrome inflamatória de Kawasaki, com fortes indícios de associação direta com a Covid-19.

Nos últimos dias, por exemplo, um adolescente de 14 anos morreu no Reino Unido. Embora tenha testado positivo para o coronavírus, não apresentou nenhum sintoma da Covid-19, tampouco patologia subjacente. Caso semelhante aconteceu em nova Iorque, nos Estados Unidos, com um menino de cinco anos.

Sintomas da síndrome de Kawasaki

Os primeiros registros da rara síndrome são datados de 1967, no Japão. Dentre os seus sintomas mais observados estão erupções cutâneas, olhos rosados, língua vermelha e inchada, febre alta e desconforto digestivo, incluindo fortes dores abdominais. As causas ainda são desconhecidas, embora hajam fortes evidências de associação com fatores infecciosos.

PUBLICIDADE