Cientista da OMS diz que pandemia do coronavírus pode ser ainda mais grave e durar cinco anos

Soumya Swaminathan, cientista-chefe da entidade, não descarta um agravamento da pandemia nos próximos meses.

PUBLICIDADE

O cientista-chefe da OMS (Organização Mundial da Saúde), Soumya Swaminathan, fez um alerta para a humanidade. O especialista acredita que a pandemia provocada pelo novo coronavírus pode durar cinco anos, até que o agente infeccioso possa ser finalmente controlado. A declaração foi emitida durante um debate realizado pelo jornal Financial Times.

PUBLICIDADE

Incertezas diante do coronavírus

O especialista prossegue, dizendo que neste momento não há nada mais eficiente para o controle do coronavírus a não ser o desenvolvimento de uma vacina eficaz. Diante das incertezas sobre a sua produção, Swaminathan diz que não há como cravar de maneira certeira até quando os reflexos da Covid-19 serão sentidos.

Até o momento, a pandemia já contaminou aproximadamente 4,3 milhões de pessoas em todo o planeta, fora os 300 mil mortos, de acordo com os dados oficiais, os quais podem ser imprecisos. Ainda em tom alarmista, Swaminathan acredita que possivelmente não atingimos o pico da contaminação, e que o caos maior ainda pode estar por vir.

Vacinas como saída para a Covid-19

Em previsões mais otimistas, o especialista analisa que o prazo para o controle do coronavírus pode ser reduzido para dois anos. Todavia, isso depende de muitos fatores, incluindo o desenvolvimento de uma vacina eficiente, bem como a solidariedade global para que ela possa ser amplamente distribuída em todo o planeta.

Até mesmo a vacina não é uma saída total. Swaminathan avalia que uma mutação genética no vírus pode provocar a perda de todos os estudos já desenvolvidos até o momento. O cientista elenca ainda uma alternativa para o progressivo retorno à normalidade como um dos pontos-chave no enfrentamento à pandemia.

PUBLICIDADE